O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, anunciou nesta segunda-feira (14) a empresa que ficará responsável pela continuidade das obras do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus e Caetité, na Bahia.
De acordo com publicação no Diário Oficial da União, a Subconcessionária Bahia Ferrovias S.A. foi autorizada a executar as obras no trecho que vai do km 1145+885 ao km 968+430 do Lote 4F. Esse segmento abrange os municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.
As obras haviam sido suspensas com 75% do projeto já concluído. A Bahia Mineração (Bamin), então responsável pela obra, desmobilizou o contrato com a construtora Prumo Engenharia em 31 de março, após investir cerca de R$ 784 milhões. A Prumo chegou a mencionar a possibilidade de um aditivo contratual, mas ele não foi concretizado por decisão da Bamin.
As intervenções previstas no projeto incluem:
Construção de pátios de cruzamento;
Desvios;
Remanejamento de linhas de transmissão de energia elétrica;
Áreas para passagem de gado e pequenos veículos;
Pontes e viadutos.
Assim como a Bamin, a Bahia Ferrovias é uma subsidiária do Eurasian Resources Group (ERG). Ambas as empresas representam o grupo no Brasil, sendo responsáveis por concessões relacionadas à Fiol, ao Terminal Privado do Porto Sul, em Ilhéus, e à exploração da Mina Pedra de Ferro, em Caetité.
O Trecho 1 da Fiol foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023. O projeto prevê 537 km de extensão, atravessando 19 municípios baianos.
Inicialmente, a previsão era concluir essa etapa até 2027, porém, Lula solicitou agilidade nos trabalhos para antecipar a entrega para 2026, ano de eleições.
Mín. 21° Máx. 28°