20°C 31°C
Teixeira de Freitas, BA
Publicidade

Ministros do STF cobram governo Lula para retirar assinaturas da base pela anistia

Mais de 100 deputados da base do governo Lula assinaram urgência para proposta de anistia, gerando preocupações no STF.

13/04/2025 às 11h34
Por: Itamar Vieira Fonte: Bnews
Compartilhe:
Divulgação / Senado Federal
Divulgação / Senado Federal

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) alertaram membros do governo Lula sobre a necessidade de garantir que o projeto de lei que prevê anistia aos condenados por envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro não avance. O alerta foi emitido após mais de 100 deputados de partidos da base do presidente terem assinado o pedido de urgência da proposta que tramita na Câmara. As informações são da coluna de Bela Megale, no O Globo.

 

Das 257 assinaturas necessárias para que a proposta tramite em regime de urgência, ao menos 115 são de deputados que integram partidos da base do governo Lula, como MDB, União Brasil, PP, PSD e Republicanos — todos com ministérios na Esplanada.

 

De acordo com a publicação, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, minimizou o caso, afirmando acreditar que alguns parlamentares não entenderam a amplitude da proposta. A atual versão do projeto também beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados que estão sendo julgados pelo STF pela tentativa de golpe de Estado.

 

Membros da Suprema Corte acreditam que o presidente da Câmara, Hugo Motta, deve segurar a pressão para que a anistia seja pautada no plenário da Casa, mesmo o texto já tendo o número suficiente de assinaturas.

 

Os ministros do STF defendem que integrantes do governo Lula e o próprio presidente atuem, se necessário, junto às lideranças dos partidos para cobrar a retirada das assinaturas. Até o projeto ser protocolado oficialmente na Câmara, os deputados ainda podem retirar o apoio.

 

Nos últimos dias, a lista de deputados que assinaram o pedido de urgência para a votação da anistia foi retirada do sistema do Congresso. Para governistas, isso indica que os parlamentares estão retirando apoio e que, por isso, o PL — partido de Bolsonaro — não manteve mais a lista disponível.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários