Após lançar sua pré-campanha à Presidência da República nas eleições de 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, já enfrenta turbulências dentro do próprio partido, o União Brasil.
Caiado lançou sua pré-candidatura no último dia 4, em Salvador. O evento reuniu mais de 100 prefeitos e 30 deputados de Goiás. No entanto, algumas ausências foram sentidas, entre elas a do presidente nacional do partido, Antonio Rueda.
De acordo com o portal UOL, Caiado se vê isolado dentro do União Brasil. Ele tem se posicionado contra a federação do partido com o PP. Mesmo apoiadores de sua pré-candidatura, como o prefeito de Salvador, Bruno Reis, já se mostraram favoráveis à aliança, que garantiria a maior bancada do Congresso.
Além disso, o União Brasil está dividido entre os que desejam apoiar o PT em 2026 e os que defendem a candidatura de Caiado. Atualmente, o partido ocupa três ministérios no governo Lula. Recentemente, Juscelino Filho pediu demissão do Ministério das Comunicações, e deve ser substituído por Pedro Lucas Fernandes, também do União Brasil.
Um dos principais defensores da aliança entre União Brasil e PT é o ministro do Turismo, Celso Sabino, que afirmou em entrevista ao programa "Roda Viva" que a “ampla maioria” do partido apoia a aliança com a sigla do presidente Lula nas eleições do próximo ano.
Mín. 20° Máx. 31°