O prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB), tem se aproximado do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Essa mudança de postura do gestor, historicamente aliado a ACM Neto e ao setor agropecuário, tem surpreendido fazendeiros e aliados políticos que apoiaram a candidatura do ex-prefeito de Salvador ao governo do estado em 2022.
Nos últimos dias, Hagge tem aparecido em vídeos ao lado de Rosemberg, reforçando sua nova aliança política. A movimentação ocorre em meio ao crescente abandono de prefeitos que faziam parte da base de ACM Neto e agora se aproximam do governo petista.
A reaproximação com o grupo governista garantiu a Hagge apoio para a realização da 53ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, um dos eventos mais importantes do setor agropecuário na Bahia. Com a intermediação de Rosemberg Pinto, o governador Jerônimo Rodrigues assegurou suporte para a feira, que acontecerá de 15 a 25 de maio de 2025, no Parque de Exposições Juvino Oliveira, organizada pelo Sindicato Rural de Itapetinga.
Na última terça-feira, Hagge se encontrou com o governador Jerônimo Rodrigues em Salvador. Durante o encontro, o governador também destinou para a saúde do município uma ambulância, equipamentos hospitalares e transporte escolar. A agenda, que reuniu secretários estaduais no Centro de Operações e Inteligência (COI) em Salvador, teve como objetivo tratar das demandas emergenciais de Itapetinga para o ano de 2025.
A adesão de Hagge ao grupo governista pode impactar diretamente o cenário político da região, além de fortalecer a influência do PT no sudoeste baiano.
Mín. 21° Máx. 28°