20°C 31°C
Teixeira de Freitas, BA
Publicidade

“Buscando uma solução”, diz Rui após suspensão das obras da Fiol

Em entrevista para uma pool de rádios do Extremo Sul da Bahia, o ministro explicou o motivo da paralisação e garantiu que o problema será resolvido

03/04/2025 às 12h15 Atualizada em 03/04/2025 às 12h17
Por: Itamar Vieira Fonte: A Tarde
Compartilhe:
Ministro da Casa Civil, Rui Costa - Foto: Ailton Fernandes | Casa Civil
Ministro da Casa Civil, Rui Costa - Foto: Ailton Fernandes | Casa Civil

Em entrevista a uma pool de rádios do Extremo Sul da Bahia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, explicou a paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Ilhéus. A obra foi suspensa após o rompimento do contrato entre a BAMIN, empresa responsável pela construção, e a construtora Prumo Engenharia, após investimentos de R$ 784 milhões.

 

Rui Costa afirmou que o governo federal está buscando uma solução para retomar as obras, destacando que o trecho de Ilhéus a Caetité está quase 80% pronto. Ele explicou que o atraso é resultado de dificuldades enfrentadas pela BAMIN, que pertence a um grupo do Cazaquistão com capital russo, afetado pela guerra na Rússia.

 

Além disso, Rui falou sobre outros trechos da Fiol em andamento, incluindo a obra pública de Caetité até o Rio São Francisco, e a Fiol 3, que se estende até Goiás, integrando com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). O ministro também mencionou que o presidente Lula tratará da obra com investidores chineses e árabes, buscando recursos internacionais para a conclusão.

 

A Fiol foi uma das primeiras obras anunciadas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023, e o governo busca celeridade para que o projeto seja concluído até 2026.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários