A prefeitura de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), anunciou que não realizará o carnaval deste ano. A suspensão é devido ao decreto de emergência e calamidade financeira.
Segundo a gestão municipal, a decisão visa "cuidar e preservar as finanças da cidade" para garantir que Lauro de Freitas "volte a ter eficiência própria e legalidade na aplicação dos recursos públicos, priorizando a sustentabilidade fiscal e o bem-estar social".
A gestão também declarou que pessoas, entidades e instituições interessadas em realizar eventos carnavalescos devem entrar em contato com as secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Ordenamento do Uso do Solo, localizadas no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf), na Avenida Brigadeiro Alberto Costa Matos; e de Cultura, Esporte, Juventude e Lazer, localizada na Estrada do Coco, Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h.
No carnaval de 2024, o município reuniu mais de 30 mil pessoas no Circuito Brincantes de Ipitanga, no centro da cidade, onde desfilaram 26 blocos. Também houve festas nas Vilas do Atlântico, Caji, Caixa D'Água, Jardim Tropical e Itinga.
De acordo com a prefeitura, o carnaval gera custos diretos, como sobrecarga nos serviços de saúde, segurança pública, iluminação pública e limpeza urbana, além da contratação de bandas, locação de serviços de som, palco, estrutura e banheiros químicos.
Mín. 20° Máx. 31°