O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou ao prefeito de Juazeiro que reconsidere a realização do Carnaval de 2025 devido à atual situação financeira do município. Em decreto, a prefeitura declarou estado de calamidade financeira, alegando "aprofundado endividamento" e dificuldades para manter os serviços públicos essenciais.
De acordo com o MP-BA, a realização do Carnaval implica altos custos aos cofres públicos, com gastos em áreas como saúde, segurança, limpeza urbana, além da contratação de bandas e serviços. Este alerta ocorre logo após o governo do estado da Bahia lançar um edital de incentivo ao Carnaval em diferentes cidades baianas.
Caso a prefeitura decida seguir com a realização do evento, o MP-BA exige que seja apresentado um plano detalhado, incluindo cronograma, plano de segurança, custos e fontes de financiamento. O órgão também sugere a realização de um estudo prévio sobre o impacto financeiro do evento e seus potenciais benefícios para a cidade.
O MP-BA destaca que o Carnaval de Juazeiro deve ser organizado com base em critérios técnicos, com o objetivo de garantir o bem-estar da população.
Mín. 22° Máx. 34°