A derrota de Elinaldo Araújo (União), ex-prefeito de Camaçari, na tentativa de fazer seu sucessor, Flávio Matos (União), na disputa pela prefeitura da cidade, não deve impactar seus planos políticos. Nos bastidores, Elinaldo já está se movimentando para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2026, contando com apoio de diversas forças políticas.
Dentro do União Brasil, corre a especulação de que Elinaldo será “o candidato de ACM Neto” nas próximas eleições. Embora Neto ainda não tenha definido se concorrerá novamente ao governo da Bahia, seu apoio pode ser um fator importante na campanha de Elinaldo, que é cotado para superar a marca de "100 mil votos". Além disso, Elinaldo contará com o apoio de Manuel Rocha (União), deputado estadual eleito com base em Camaçari, que buscará uma vaga na Câmara dos Deputados. A parceria deve incluir “dobradinhas” em outros municípios para fortalecer a candidatura de Elinaldo.
Em recente declaração, Elinaldo confirmou sua intenção de disputar a vaga: “Nosso partido tem me convidado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. Estou trabalhando para reunir as forças políticas e, com fé em Deus, dando tudo certo, ser candidato e continuar ajudando o grupo político, minha cidade e nosso estado”.
Outra demonstração de força de Elinaldo foi sua participação na escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Camaçari. O vereador Niltinho (PRD), apoiado por Elinaldo, foi eleito presidente com 12 votos a 11, derrotando o candidato da base aliada do prefeito Luiz Caetano (PT), Tagner Cerqueira (PT).
Prefeitos vão almejar cargos parlamentares
Com o fim das eleições municipais de 2024, prefeitos baianos começaram a planejar o futuro, mirando cargos parlamentares para as eleições de 2026. Ao menos 18 gestores municipais já indicaram interesse em disputar vagas na Assembleia Legislativa da Bahia ou na Câmara dos Deputados.
Mín. 22° Máx. 34°