22°C 34°C
Teixeira de Freitas, BA
Publicidade

TRE-BA Investiga Vereadores Eleitos em Santa Maria da Vitória por Supostos Crimes Eleitorais e Candidatura Laranja

Mesmo já tendo sido diplomados, os parlamentares enfrentam o risco de perder seus mandatos.

07/01/2025 às 08h00
Por: Itamar Vieira Fonte: A Tarde
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) segue com a apuração de supostos crimes eleitorais envolvendo os vereadores eleitos de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, Edineto Moreira dos Santos e Firmino da Silva Tomaz Neto, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT). Mesmo já tendo sido diplomados, os parlamentares enfrentam o risco de perder seus mandatos. O caso envolve uma denúncia que aponta possíveis irregularidades no processo eleitoral, como falsificação de documentos, manipulação de votos e a criação de uma “candidatura laranja”, com o objetivo de fraudar o cumprimento da cota de gênero exigida pela legislação eleitoral.

 

As investigações indicam que Firmino da Silva Tomaz Neto foi alvo da Operação “Stop Drive” da Polícia Federal, na qual foi acusado de integrar uma organização criminosa formada por funcionários públicos para a prática de crimes como falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva. O vereador chegou a ser preso, mas hoje responde ao processo em liberdade.

 

Além disso, a denúncia envolve a candidatura de Lenilda Hora dos Anjos, que teria sido registrada como candidata pelo PT, embora não fosse residente de Santa Maria da Vitória, mas de Rio Verde, no estado de Goiás. A acusação também alega que Lenilda não participou das eleições no município, justificando seu voto em Rio Verde-GO. Áudios vazados indicam que a suposta candidata afirmou ter sido usada como "candidata laranja" pelo PT, e que documentos para sua candidatura foram assinados em Goiás, sem que ela tivesse realizado qualquer atividade de campanha. Essas ações visam atingir a cota de gênero, prejudicando o resultado eleitoral da cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários